22 abril 2013

O Silêncio dos Inocentes



O que começou para ser uma leitura de aeroporto virou uma pequena obsessão. "O Silêncio dos Inocentes", livro de Thomas Harris, foi indicação de um amigo e comprei assim que tive oportunidade. A edição que eu tenho é da editora BestBolso, essa da imagem ao lado.


Devo fazer uma ressalva porque a edição é muito ruim. As extremidades da capa começaram a descascar e enrolar antes de eu chegar na página 50. Além disso, o papel é tão fino que é possível ver através dele a impressão do texto do outro lado da página. Acho que não é porque a proposta da editora é oferecer livro barato que ele deve ser de péssima qualidade. Apesar disso, pra não ser injusta, achei a tradução muito boa.


Para quem já assistiu o filme com Anthony Hopkins e Jodie Foster, ler o livro é um deleite, porque o filme é muito fiel, mas muito mesmo. Hannibal Lecter é realmente brilhante. Thomas Harris conseguiu criar um personagem apaixonante, que apesar de sua crueldade é extremamente sedutor pela sua inteligência, perspicácia e educação. 


O enredo é muito bem construído, com muitas passagens tensas e trata de basicamente 4 ambientações simultâneas: Hannibal Lecter, a agente Clarice Starling, que caça o serial killer Buffalo Bill, e o agente Jack Crawford, que sofre um drama pessoal enquanto encabeça as investigações. O autor vai intercalando essas passagens principais de forma inteligente.


Uma parte interessante é o elemento de ligação entre os crimes de Buffalo Bill: uma mariposa que possui um desenho de crânio no torso. A mariposa (Acherontia átropos) existe realmente, Acheronte era o rio que os condenados deviam atravessar para chegar ao Hades (Inferno). A capa do DVD do filme tem um easter-egg, onde a caveira da mariposa, na verdade, é a clássica obra de Salvador Dali com o fotógrafo Philippe Halsman, "Women forming a skull":






Encerro esse post com um trecho do poema de John Donne, que o Lecter escreve ao agente Crawford, que resume bem a história de investigação que é o livro:

"Ó disputadas escolas, que investigam que fogo
Irá queimar este mundo, nenhuma teve a esperteza
De chegar ao conhecimento
Que sua febre de saber poderá ser tal fogo?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente o sistema de comentários do Blogger não é dos melhores, no entanto, eu sempre respondo, e vou adorar saber sua opinião sobre o assunto do post. Para ver minha resposta clique em "notifique-me".

Obrigada!